Descubra a diferença entre área útil, área bruta privativa, bruta e área dependente

O que distingue umas áreas das outras? As plantas de um imóvel apresentam diversos valores relativamente às áreas que o podem confundir.
08 jul 2022 min de leitura
O conhecimento de conceitos como áreas de um imóvel são essenciais para efetuar a compra, venda ou construção de uma casa, estas áreas influenciam na maioria o valor final de um imóvel. Sendo que o barómetro de preços é determinado pelo valor de m2.


Conceitos de áreas: 
#1 Área bruta: 
 Área total de um imóvel, inclui garagens, varandas privativas, terraços, arrumos, quota-parte que corresponda às circulações comuns do edifício;

#2 Área Útil:
Área móvel que compreende todas as paredes interiores, divisórias e condutas do imóvel;
Inferior à área de bruta construção. 

#3 Área Bruta Privativa: 
Compreende todas as áreas menos varandas abertas, garagem e arrumos, ou seja, inclui varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos;

#4 Área dependente: 
Áreas revestidas e fechadas para uso particular, mesmo que consistam divisões comuns, localizadas na parte exterior do imóvel. Compreende então garagens, arrecadações, arrumos, acomodamentos para animais, sótãos ou caves e varandas. Sendo assim será tudo o que não está incluído na área bruta privativa. 

Determinar áreas: 
Após o conhecimento e distinção de todas as áreas, quando estiver a procurar um imóvel, e encontrar com 1.500€m2 faça a questão: a qual área pertence este valor? Normalmente nas contas da área bruta, o valor m2 apresenta-se geralmente inferior, quando comparado com o da área útil. 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.